Se você for como a maioria das pessoas e tomar café depois da refeição, vale a pena ler este post.

Isso pode atrapalhar a absorção de um nutriente importante da dieta.

Sem pânico ou neuras, ok? Mas vale se informar a respeito (e ler o post até o final).

Dúvidas nos comentários, ok? Respondo o antes possível.

 

Café e a absorção de ferro

É muito comum as pessoas gostarem de encerrar o almoço com um cafezinho espresso. O problema é que bebidas como café e chás cafeinados podem reduzir bastante a absorção de ferro da refeição (estudos mostram reduções de 39% até 90% na absorção).

Se você pensou “vou passar a beber um café descafeinado então”, saiba que a cafeína, na verdade, contribui com um percentual pequeno dessa inibição.

Os polifenóis e taninos presente nessas bebidas parecem ser os principais agentes inibidores da absorção – então não melhoraria muito a situação optar pela bebida descafeinada.

O tipo de ferro que é mais afetado por essa inibição é o ferro vindo dos vegetais (feijões, lentilha, grão de bico, verduras verde-escuras, etc), chamado de ferro “não-heme”.

A absorção do ferro heme (aquele que vem das fontes animais, como as carnes) é pouco afetada por essas bebidas.

 

O que fazer então?

Com base nessas informações, indivíduos anêmicos ou que estão em grupos de risco para anemia/deficiência de ferro (como é o caso dos vegetarianos, mulheres com fluxos menstruais intensos, crianças e pessoas com doenças inflamatórias intestinais) devem evitar o consumo de café e chás próximos às refeições.

Prefira ingerir essas bebidas entre as refeições (afastando em pelo menos 1 a 2 horas a bebida da refeição) – não precisa tirá-las da vida.

Ahh, e para otimizar a absorção do ferro não-heme, adicione uma fonte de vitamina C à refeição: suco de acerola sem açúcar (na verdade, uma acerolinha já é uma explosão de vitamina C), 2 a 3 limões espremidos; ou uma laranja, goiaba ou kiwi de sobremesa são ótimas opções! 

Receba em seu e-mail conteúdo exclusivo que vai te ajudar a perder peso sem neuras nem loucuras. Receitas, vídeos e dicas da Nutri Paula Mello.

0 comentários

Últimas Postagens

Qual é o melhor sal?

Apesar do consumo excessivo de sal poder estar relacionado à hipertensão, se você restringir os industrializados em sua rotina não há porque ter medo de adicionar sal à comida. Mas qual é o melhor sal? ⠀ SAL REFINADO: com o refino há uma redução de vários minerais,...

ler mais

Mousse Proteica de Maracujá

Uma receita para quem está com vontade de doce, mas não quer partir direto para o açúcar! Ingredientes:⠀⠀ - 2 maracujás grandes⠀⠀ - 1 lata de creme de leite (eu desprezei um pouco do soro)⠀⠀ - 2 doses de whey (usei sabor maracujá, mas baunilha também deve ficar bom)⠀⠀...

ler mais
Share This