Você curte fazer umas sobremesas com Comida de Verdade e viu aquela receita com mel. Daí surgiu a dúvida: será que pode? É melhor que o açúcar?

Minha opinião neste post. Dúvidas nos comentários.

 

Qual tem mais carboidratos: mel ou açúcar?

Bom, em torno de 1 colher de sopa de mel (que pesa uns 15g) tem aproximadamente 12g de carboidratos (açúcares – glicose e frutose principalmente), enquanto uma colher de sopa de açúcar cristal (que pesa uns 19g) tem em torno de 18g de carboidratos (sacarose)!

Então, observe que se compararmos pesos iguais de produtos o mel terá só um pouco menos de açúcares que o açúcar cristal convencional.

Isso significa que mel e açúcar são iguais?
Não!

Mas o mel é uma opção mais saudável que o açúcar? Sim!

Basicamente porque ele possui diversos minerais, vitaminas e antioxidantes importantes para a nossa saúde, enquanto que o açúcar cristal é praticamente isento de qualquer um desses nutrientes.

Os açúcares demerara e mascavo conservam um pouco mais de minerais em sua composição. Portanto, quando o objetivo for preparar uma sobremesa ou adoçar algum alimento (que já sabemos: deve fazer parte da menor parcela do nosso tempo), o mel é sim uma opção mais saudável do que o açúcar cristal (assim como o melaço, açúcar mascavo e demerara), mas não podemos esquecer que ambos apresentam potencial semelhante em nos fazer engordar (a depender da quantidade que adicionamos ele em nossa alimentação diária) pela alta concentração de carboidratos que possuem…

Receba em seu e-mail conteúdo exclusivo que vai te ajudar a perder peso sem neuras nem loucuras. Receitas, vídeos e dicas da Nutri Paula Mello.

0 comentários

Últimas Postagens

Fruta aguada combina com CALOR e DIETA LOW CARB

Fruta aguada combina com CALOR e DIETA LOW CARB

Ahhhh, o verão! Aquele sol de rachar lá no céu, para mim, combina com fruta aguada e geladinha! Comer frutas cheias de líquido é uma ótima maneira de hidratar-se, afinal, não é só da água “de beber” que obtemos a nossa hidratação...tudo entra nesse cálculo: chás,...

ler mais
Alimentos CROCANTES. Por que são tão atrativos?

Alimentos CROCANTES. Por que são tão atrativos?

Chips de batata, granola, pipoca, biscoito, castanhas torradas: o que todos esses alimentos têm em comum? CROC CROC! Aquele barulhinho que parece música para os nossos ouvidos enquanto mastigamos. Alimentos crocantes são extremamente atrativos para o nosso paladar e...

ler mais