Boa parte da justificativa que existe na literatura científica para “condenar” o leite de vaca para o consumo humano baseia-se nas possíveis reações que o nosso corpo pode manifestar ao peptídeo beta-casomorphin-7 (BCM7) derivado da beta-caseína A1 (proteína presente na maioria dos leites de vaca, e praticamente ausente em leites de outros animais como cabra, ovelha e do próprio ser humano – nesses últimos encontramos a proteína A2). Nós, humanos, possuímos a enzima necessária para digerir o BCM7 normalmente – mas algumas pessoas, possivelmente por uma questão genética, podem ter menos enzimas, o que as tornam mais susceptíveis a reações adversas. Em casos de trato gastrintestinal mais permeável (como em úlceras gástricas, doença celíaca, doenças inflamatórias intestinais, tratamentos com antibióticos e infecção por alguns vírus) pode haver a facilitação da passagem do BCM7 para a circulação sanguínea, piorando a manifestação de sintomas indesejados.

Alergias leves associadas a esse peptídeo podem incluir reação inflamatória/alérgica de pele e asma. O BCM7 também é conhecido por induzir produção de mucinas (as proteínas pegajosas no muco) e isso explica por que muitas pessoas associam leite à produção de muco.

De tudo que li até hoje considero o leite de vaca um alimento bom para fazer parte da vida. Obviamente é bom para aqueles que não possuem qualquer intolerância/alergia aos seus componentes (seja à lactose ou ao BCM7/caseína A1). Se você tem congestão nasal/muita formação de muco, gases/inchaço, diarreia/constipação, enxaqueca ou qualquer outro sintoma indesejado quando consome esse tipo de alimento, claramente o seu corpo está dando um sinal que você não consegue assimilá-lo bem, então tire-o da sua rotina (não se preocupe com o cálcio! conseguimos cálcio em diversas outras fontes vegetais). Se você não manifesta sintomas negativos, mas tem resistência a insulina ou está buscando o emagrecimento apenas tome cuidado com quantidades! O leite integral é um alimento “hipercalórico” por natureza e bem insulinogênico (assim como qualquer laticínio) – portanto, exageros podem levar ao insucesso nesses quesitos (alimentos muito insulinogênicos podem inclusive piorar quadros de acne – fique esperto se esse for o seu caso!). Mas se você faz questão apenas de um cafezinho com leite pela manhã, duvido muito que 150ml de leite no dia lhe impedirá de chegar à sua meta.

A grande questão do leite pra mim hoje é: o que de fato existe dentro dessa caixa/lata que estou colocando em meu carrinho? Será mesmo apenas leite ou uma mistura de leite com conservantes e outros químicos? (lembram lá daquele escândalo de leite contendo formol/água oxigenada de anos atrás né?). Bom…como não quero enlouquecer e passar a duvidar de todo e qualquer rótulo de produto, prefiro confiar e acreditar que só tem leite integral (assim como diz na lista de ingredientes).

 

Post by Nutri Paula Mello @nutripaulamello