Uma mesma categoria de produto alimentício pode ser enquadrada como um produto industrializado de boa qualidade ou um produto ultraprocessado (ou seja, um produto cheio de aditivos químicos), por isso é importante ficar de olho nos rótulos!

Aprenda como não se enganar na hora de escolher estes produtos.

 

Dois exemplos claros

Quando falamos em molho de tomate industrializado, podemos adquirir um ultraprocessado (via de regra aqueles que vêm em saquinhos), cuja lista de ingredientes comumente é algo parecido com isso: Tomate, Açúcar, Sal, Amido Modificado, Óleo Vegetal, Cebola, Salsa, Manjerona, Aipo, Espessante Goma Xantana, Aromatizante e Conservadores Sorbato de Potássio e Benzoato de Sódio.

Ou podemos adquirir um molho de tomate de boa qualidade (via de regra vem em embalagens de vidro), cuja lista de ingredientes é bem simples: tomate e sal. No caso deste último o sal é utilizado como único conservante, não há aditivos químicos!

O creme de leite é outro bom exemplo. Olha os ingredientes típicos de um creme de leite de caixinha: creme de leite, soro de leite e estabilizantes goma xantana, goma jataí, goma guar, carragena, fosfato dissódico e citrato de sódio. 

Agora olha os ingredientes de um creme de leite fresco: creme de leite pasteurizado (Sim! Apenas!). Entendem a diferença?

Devo parar de comer industrializados?

Fiquem de olho nos rótulos. Não precisamos parar por completo de comer industrializados (bem complicado imaginar nossa vida corrida atual sem eles), basta saber qual produto escolher dentre todas as opções da prateleira.

Leia a lista de ingredientes e não compre aquilo que você não entende! “Se não dá pra entender, não é pra comer”.

Receba em seu e-mail conteúdo exclusivo que vai te ajudar a perder peso sem neuras nem loucuras. Receitas, vídeos e dicas da Nutri Paula Mello.

0 comentários

Últimas Postagens

Fruta aguada combina com CALOR e DIETA LOW CARB

Fruta aguada combina com CALOR e DIETA LOW CARB

Ahhhh, o verão! Aquele sol de rachar lá no céu, para mim, combina com fruta aguada e geladinha! Comer frutas cheias de líquido é uma ótima maneira de hidratar-se, afinal, não é só da água “de beber” que obtemos a nossa hidratação...tudo entra nesse cálculo: chás,...

ler mais
Alimentos CROCANTES. Por que são tão atrativos?

Alimentos CROCANTES. Por que são tão atrativos?

Chips de batata, granola, pipoca, biscoito, castanhas torradas: o que todos esses alimentos têm em comum? CROC CROC! Aquele barulhinho que parece música para os nossos ouvidos enquanto mastigamos. Alimentos crocantes são extremamente atrativos para o nosso paladar e...

ler mais