Acredite: o seu metabolismo não muda de acordo com a presença de um sol ou uma lua no céu. Apesar das pessoas acreditarem que o nosso metabolismo reduz bastante na hora de dormir, a nossa taxa metabólica basal (ou seja, quanto o nosso corpo gasta desconsiderando a atividade física) é praticamente a mesma durante o dia. Justamente por isso não existe nenhuma evidência que mostre que as calorias consumidas a noite têm uma “contribuição maior” para o seu estoque de gordura que as consumidas em outros momentos da sua rotina.

O que acontece na maioria dos casos quando existe uma associação positiva entre o hábito de comer noturno e o ganho de peso é a escolha de alimentos de má qualidade e densos em calorias para esse momento. É muito comum os “snacks” em frente a TV após um dia cansativo de trabalho, por exemplo – mas tenha certeza: comer um monte de salgadinho/guloseimas contribuirá para você engordar em qualquer momento do seu dia, não apenas antes de dormir!

Por isso, não há problema algum em fazer um lanche saudável pouco antes de ir para a cama, se você de fato sente fome. Uma porção de fruta, um pedaço de queijo, um pouco de iogurte natural, uma porção pequena de raiz/tubérculo cozido, um ovo…..as opções são inúmeras (elas podem conter um pouco de cada um dos nutrientes: carboidrato, proteína, gordura). Apenas pessoas que possuem refluxo devem evitar esse hábito já que o conteúdo tenderá a voltar com a posição horizontal.

 

Post by Nutri Paula Mello @nutripaulamello