Uma alimentação Low Carb com Comida de Verdade favorece o emagrecimento, isso você já sabe.

Mas talvez um dos efeitos na saúde que você não saiba é que mudar para este tipo de alimentação pode melhorar a acne!

 

Mais gordura na dieta significa mais espinhas na cara?

Há tempos atrás, quando eu era adolescente, lembro que alguém me disse: “não exagere no chocolate, pois é muito gorduroso, vai lhe dar espinhas…”.

Sendo a hiperprodução de sebo (que nada mais é do que gordura) pelas nossas glândulas uma das principais causas da acne, de fato seria lógico pensarmos que uma ingestão maior de gorduras na dieta poderia estar associada a um rosto com mais espinhas. Mas, a verdade é que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

O que a literatura científica nos mostra é que aparentemente a relação da acne com a alimentação estaria associada à ação da insulina e IGF-1 (proteína que estimula o crescimento dos tecidos, incluindo os folículos onde se desenvolvem cravos e espinhas).

Alimentos altamente insulinogênicos (ou seja, que tem a capacidade de estimular uma alta liberação de insulina pelo pâncreas ao serem digeridos e absorvidos) podem exacerbar ou precipitar o surgimento de espinhas em indivíduos naturalmente propensos.

E quais são esses alimentos? Principalmente aqueles com alto teor de carboidratos de “má qualidade”.

A dieta ocidental moderna está cheia deles: subprodutos de farináceos (biscoitos, pães, massas, salgadinhos), alimentos industrializados ricos em açúcar/doces/bebidas açucaradas em geral (e aqui incluo o chocolate ao leite, que, não pelo seu teor de gordura, mas sim pelo seu alto teor de açúcar, é bastante insulinogênico) e laticínios.

E os laticínios?
Os laticínios, principalmente o leite em si, aumentam a resposta insulinêmica muito mais intensamente do que poderia ser esperado devido a seus baixos índices glicêmicos. Além disso, eles aumentam diretamente o IGF-1. Por isso, fique de se o abuso nesses alimentos não pode estar contribuindo para a piora da sua pele.
“Comida de Verdade Low Carb pode melhorar seu problema de acne.”
O que fazer então?

Entendido isso, é compreensível que quando iniciamos uma alimentação mais lowcarb, com a seleção das fontes de carboidratos (comida de verdade: principalmente frutas, tubérculos e raízes), tendemos a ter também grandes melhoras na qualidade da pele!

Se você já faz ou vai começar uma alimentação com Comida de Verdade Low Carb, é provável que seu problema de acne melhore.

Receba em seu e-mail conteúdo exclusivo que vai te ajudar a perder peso sem neuras nem loucuras. Receitas, vídeos e dicas da Nutri Paula Mello.

0 comentários

Últimas Postagens

Comer maçã dá fome?

(Se você pensou: SIMMMM!) Descubra o que justifica o aumento da vontade de comer e como podemos incluir a fruta em nossa rotina sem maiores prejuízos! A primeira explicação, como você já deve saber, é que a maçã, assim como a maioria das frutas doces, é basicamente...

ler mais

Efeito Platô | Trecho do podcast com Senhor Tanquinho

Há alguns meses eu participei do podcast do Senhor Tanquinho. Para quem perdeu, confira aqui um excerto em que eu falo sobre o Efeito Platô e o link para o podcast completo (ao final do texto). Roney: Nós queremos saber: qual é a maior dúvida que você recebe, seja dos...

ler mais

Tudo sobre Jejum Intermitente

Em 2016 e 2017 a busca na internet pelos termos “jejum intermitente/ intermittent fasting” foi GIGANTESCA, o que mostra um interesse crescente sobre um tema que na verdade, já é bem antigo. O jejum tem sido usado como uma prática religiosa e médica há milhares de...

ler mais
Share This