Veja se você se identifica com essa situação: começou Low Carb há pouco tempo (ou vai começar em breve) e tem muitas dúvidas sobre o que comer no café da manhã Low Carb.

Se a resposta foi sim, este post foi feito pensando em você.

Antes da Low Carb você já estava acostumada há décadas com a mesma rotina: pão (branco ou integral) com margarina, “achocolatado” com leite, “cereal” matinal, café com leite, torradas e/ou bolachas, iogurte de “frutas”, “granola”, queijo branco, suco de “frutas” e afins.

Acertei?

Pois é: agora as coisas são diferentes. Nada disso faz mais sentido. Tudo mudou (para melhor!). Mas você fica na dúvida do que “pode ou não pode” ou ficou com uma impressão errada porque aquela amiga te disse que você é obrigada a comer ovo.

Calma.

Vou explicar aqui de forma bem um passo a passo para você não se confundir e aproveitar a Low Carb sem stress, ok?

Se ficarem dúvidas, basta escrever nos comentários.

  

Passo 1 – Entenda o que faz sentido na Low Carb

É importante começar com o que deve ficar de fora: pão (de qualquer tipo, exceto feitos com farinha de nuts/coco/berinjela/etc), sucos de caixinha ou adoçados, açúcar, iogurtes de frutas ou qualquer outro que tenha açúcar adicionado, margarina, bolachas, achocolatados, “cereais” matinais, barrinhas de cereais e afins.

Agora vem o que pode fazer parte de um delicioso café da manhã Low Carb:

  • Ovos (feito de todas maneiras possíveis).
  • Temperos naturais (orégano, curry etc.).
  • Queijos.
  • Manteiga.
  • Café sem açúcar, água e chás.
  • Frutas in natura (abacate, coco, frutas vermelhas, ameixa fresca, melão, melancia, mamão e goiaba – estas tem menos de 10g de carbs a cada 100g – frutas mais doces como banana e manga também podem, mas opte por pegar uma porção menor, em torno de 50g).
  • Suco de limão, natural ou com abacate.
  • Restodontê.
  • Iogurte integral natural não adoçado.
  • Nuts (preferencialmente in natura, mas um pouco de pasta sem açúcar também é OK)
  • Sementes diversas (chia, linhaça, semente de abóbora, girassol, gergelim, etc)
  • Cacau em pó 100%.
  • Um quadradinho de chocolate com alto teor de cacau
  • Creme de leite e/ou nata.

Defumados artesanais (se não tiver acesso aos artesanais, melhor não incluir na rotina). Pão Low Carb e Bolo Low Carb podem fazer parte, mas com menor frequência (lembre-se: a base de uma alimentação saudável e de baixo carboidrato deve ser composta por  bichos e plantas. Na rotina é melhor evitar muitas “invenções”).

Adoçantes com moderação e se forem naturais (xilitol, eritritol, stévia).

Passo 2 – Entenda o que mais se adapta ao seu gosto e rotina

Se você não entender esta parte, suas chances de sucesso vão por água abaixo. Portanto, leia com atenção.

Você é única(o). Você tem gostos, alergias, preferências e rotinas que dificilmente vai encontrar alguém totalmente igual.

Portanto, não faz sentido esperar que alguém te diga exatamente o que você tem que comer, especialmente se esta pessoa não te conhecer muito bem.

Isso se aplica a meus posts. Não tem como eu saber exatamente o que cada leitora gosta e faz no dia a dia.

O melhor que posso fazer é descrever alguns “cenários” gerais e você adapta em sua situação particular. OK?

Primeiro ponto muito importante: seu café da manhã Low Carb não está acabado se você não gostar de ovos!

Tem muita opção! É só ver a lista que descrevi no passo anterior e tirar os ovos. Você também pode aprender algumas receitinhas práticas e gostosas para variar o cardápio.

Para te ajudar, vou te dar algumas sugestões: veja este post que escrevi no Instagram e meu arquivo de receitas.

A outra variável que você precisa colocar na conta é o tempo que você tem no meio de semana para fazer seu café da manhã.

Se você já acorda com pressa, faça uma lista com as opções práticas e rápidas. Ou faça com calma, de batelada, no final de semana e congele.

Uma das opções mais práticas e rápidas que conheço é o restodontê. Não sabe o que é? Basicamente é o que restou de sua janta do dia anterior. Muita gente tem preconceito com comer o que restou do jantar no café da manhã, mas não vejo por que. Se você nunca tentou, recomendo fortemente que teste pelo menos uma vez.

Se você tem mais tempo para desfrutar de um belo café da manhã sem pressa com sua família, bom para você: aproveite para preparar uma bela refeição com tudo que gosta.

Por fim, você precisa entender onde estão suas capacidades culinárias.

Para fazer um bom café da manhã Low Carb você não precisa ser nenhuma chef.

Dê uma lida novamente na lista do passo 1 e veja que mesmo os que odeiam cozinhar conseguem fazer uma belo café da manhã sem esforço. Quer um exemplo? Café preto, fatias de queijo de sua preferência, iogurte natural integral não adoçado com coco ralado e nuts de sua preferência, porção moderada de frutas que mais te agradem e um pedacinho de chocolate alto teor de cacau.

Não precisa ir muito além para fazer um ovo bem gostoso (frito, pochê, mexido, omelte etc.). É bem rápido e fácil.

Já se você é daquelas que curte botar o pé na cozinha, aí sim é um prato cheio. 

Passo 3 – Desapegue de seus hábitos anteriores

Desapegue de vez de sua rotina de café da manhã anterior (o ideal é não ter alimentos que você não quer comer em sua geladeira e dispensa – se precisar dê para alguém ou jogue fora). Sem dó.

Não faça as coisas pela metade. “Ah, vou manter só aquele pãozinho francês sagrado no meu café da manhã”. Esse é o primeiro passo para uma grande auto sabotagem.

Passo 4: Vá ao supermercado e faça suas compras!

Uma vez que a geladeira e dispensa estejam “limpos”, monte sua lista de alimentos e faça suas compras em seu local de preferência.

Os passos 1 e 2 são suficientes para você montar sua listinha de supermercado, certo?

Não precisa inventar muito: gaste a maior parte do seu tempo na seção de hortifruti, açougue, peixaria e laticínios!

Uma passada rápida por outros corredores para complementar com azeite de oliva extra virgem, leite de coco, creme de leite, chocolate alto teor de cacau e outros permitidos na Low Carb, já é mais do que suficiente.

Não sucumba à tentação de “dar uma olhadinha” no corredor dos pães, “cereais matinas”, doces e afins. Muitas vezes as tentações são mais fortes que nós!

Passo 5: Mantenha o foco no resultado desejado!

Quem é que nunca teve que tentar mais de uma vez até acertar?

Café da manhã é, sem dúvidas, o tema que gera mais dúvidas e reclamações para quem está começando Low Carb.

Você passou muito tempo se alimentando de outra forma, portanto é normal se sentir insegura e não fazer as coisas certas da primeira vez.

Fique tranquila(o). Isso não acontece só com você!

Mas lembre-se sempre do seu objetivo final. Agarre-se a ele e tente novamente. 

Teste alternativas. Informe-se e reveja como está fazendo as coisas.

Não dê ouvido aos mitos (muitas vezes quem sai repetindo estas coisas nunca tentou Low Carb).

Seu café da manhã não precisa ser ovos com bacon sempre.

Você não precisa tomar bullet proof coffee todos os dias.

Você não ficará fraca(o) ao longo do dia se comer apenas para saciar sua fome (ou às vezes pular o café da manhã e ficar em jejum).

Tenho certeza que sua perseverança valerá muito a pena.

E se tiver dúvidas, estou por aqui para ajudar sempre que possível. 

 

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