Hoje de manhã bateu vontade de comer um bolinho, mas eu estava sem nenhuma farinha em casa. Como tinha ganhado uma whey protein (que está relativamente próxima da data de vencimento) resolvi usar em substituição à farinha (que pode ser de amêndoas/ castanhas/ coco/ polvilho/ grão de bico). A escolha da farinha vai depender do teor de carboidratos que você quer que o seu bolo tenha. Essa pode ser uma boa opção para aqueles que querem incrementar o teor de proteína no lanche e estão com uma whey de bobeira em casa, mas não gostam de tomar shake.

Vamos à receita

INGREDIENTES:
– 2 ovos
– 1 xícara de whey protein
– 2 bananas médias amassadas
– Canela em pó a gosto
– 1 colher de sobremesa cheia de fermento em pó

MODO DE PREPARO:

Bata todos os ingredientes com um fuê em uma vasilha e deixe para incorporar o fermento por último. Coloque a massa em uma forma untada ou forma de silicone e leve ao forno pré-aquecido por 20 a 25 minutos em forno baixo (200ºC)

Não adicionei nenhuma gordura à receita (tinha basicamente a gordura da gema do ovo). Achei que isso fosse deixar o bolo seco (pois a whey tende a deixar tudo meio seco), mas não ficou! Acho que a banana dá uma umidade e maciez legal ao bolo, dispensando a gordura “extra” (que poderia ser manteiga ou óleo de coco, por exemplo).

 

Post by Nutri Paula Mello @nutripaulamello