Sempre deveríamos levar em consideração a mistura de consistências presente nos alimentos/preparações da nossa refeição.

A refeição utilizada na imagem do post é um exemplo perfeito do que não fazer quando estamos objetivando emagrecer. Carne moída com purê de abóbora: aparentemente uma boa pedida para quem está querendo perder uns quilinhos (afinal é lowcarb e rico em proteínas) – mas será mesmo?

Consumir uma refeição basicamente com consistência pastosa faz com que mastiguemos muito pouco!

Pouca mastigação implica em demora em sentir-se saciado! Em resumo: queremos comer mais e mais como se não houvesse amanhã…

Parece que a quantidade que colocamos no prato nunca é suficiente para encher a nossa barriga. Vocês nunca sentiram isso comendo escondidinho, por exemplo? Eu sinto!

Para aumentar a sensação de saciedade é importante que a maior parte do prato seja composta por alimentos/preparações que exijam mastigação: bife (não precisa ser na pegada sola de sapato – apesar de que esses devem dar mais saciedade rs), salada crua, legumes cozidos só até ficarem al dente…

Por outro lado, pelo mesmo motivo, consistências líquidas e pastosas são excelente ideia para quem precisa aumentar a ingestão de alimentos (para aqueles que têm dificuldade de ganhar massa magra e precisam comer grandes volumes de comida ao longo do dia, por exemplo)!

Se quer emagrecer, trata de mastigar bastante cada garfada!

Receba em seu e-mail conteúdo exclusivo que vai te ajudar a perder peso sem neuras nem loucuras. Receitas, vídeos e dicas da Nutri Paula Mello.

0 comentários

Últimas Postagens

Fruta aguada combina com CALOR e DIETA LOW CARB

Fruta aguada combina com CALOR e DIETA LOW CARB

Ahhhh, o verão! Aquele sol de rachar lá no céu, para mim, combina com fruta aguada e geladinha! Comer frutas cheias de líquido é uma ótima maneira de hidratar-se, afinal, não é só da água “de beber” que obtemos a nossa hidratação...tudo entra nesse cálculo: chás,...

ler mais
Alimentos CROCANTES. Por que são tão atrativos?

Alimentos CROCANTES. Por que são tão atrativos?

Chips de batata, granola, pipoca, biscoito, castanhas torradas: o que todos esses alimentos têm em comum? CROC CROC! Aquele barulhinho que parece música para os nossos ouvidos enquanto mastigamos. Alimentos crocantes são extremamente atrativos para o nosso paladar e...

ler mais