Quando o Natal chega, junto com ele vêm uma deliciosa ceia cheia de comidas gostosas e sobremesas irresistíveis, não é?

Se você “está de dieta”, certeza que está preocupada com o que fazer nesses dias de confraternização, verdade?

Pensando em você, escrevi uma listinha de dicas para você não se arrepender no dia seguinte.

Se você tiver mais dicas ou dúvidas, é só escrever nos comentários.

7 dicas não meter o pé na jaca no Natal

1. Lembre que o real motivo de estar reunido nessa data com a sua família não é a comida! Valorize mais as conversas, as pessoas, os abraços, e menos o que você está prestes a comer.

Se o local tiver mais que um ambiente, procure não ficar perto da comida, pelo menos até chegar “a hora de comer”.

2. Mantenha-se longe de comidinhas compulsivas que talvez sejam servidas antes da ceia: amendoins japoneses, batatinhas fritas, salgadinhos diversos (lembre que tudo que faz “crok crok” na boca tende a despertar a vontade de não querer parar mais de comer).

Nesse caso, preste atenção até nas castanhas, amêndoas e nozes – alimentos sempre presentes na mesa de Natal. Como sabemos, elas são belas aliadas da saúde se consumidas moderadamente (nada de ficar “petiscando” castanha eternamente!).

3. Para conseguir cumprir o número 2, aquela velha dica sempre é válida: não chegue esfomeado a qualquer lugar que você tem dúvidas do que será servido (ou que você tenha certeza que só terá “tranqueira”)!

Coma alguma coisa que lhe dê saciedade antes de sair de casa para não precisar atacar as comidinhas compulsivas.

4. Chegou a hora da ceia! Se o seu objetivo é emagrecer e você está buscando minimizar as fontes de carboidratos no seu dia a dia, não será muito diferente na ceia de Natal.

Escolha qual fonte de carboidrato mais lhe atrai: farofa, batata, arroz ou sobremesa? Escolheu? Pronto…

Abasteça o seu prato com aquilo que realmente irá lhe dar saciedade: pegue um bom pedaço de peru/pernil/bacalhau, adicione a salada e legumes e sirva-se com um pouco da fonte de carboidrato que preferir!

5. Se você pensou “eu escolheria a sobremesa”, vou passar a dica que eu utilizo para a minha vida! Pegue a taça de sobremesa e escolha (dentre as 2,3,4 ou mais opções de doces) qual doce você vai querer (ou pegue um pedacinho de cada) e coloque na taça apenas aquilo que seu bom senso disser que é o suficiente para matar o seu desejo.

Coma cada pedacinho devagar, degustando lentamente e quando chegar ao último pedaço pense: “esse é o último!” Não abra margem em hipótese para pensar “será que coloco um pouco mais? Hoje é natal né, acho que mereço” NA-NA-NI-NA-NÃO! Finitooo! Já tá bom! Já matou a sua vontade!

Acredite em mim: continuar a comer (pois simmmm, dá vontade de continuar comendo eternamente até acabar toda a travessa de doce) não lhe trará mais prazer, trará apenas frustração!

6. Na dica número 4 eu disse “adicione ao prato a salada e legumes que puder encontrar na mesa” – já observaram como raramente tem esses itens numa ceia de Natal? Que tristeza ter que catar o alface que está só decorando o peru, né? Que tal você se candidatar a levar uma bela salada verduras/legumes incrementada com nuts? Pronto!
Se não faz parte da cultura do Natal ter legumes/verduras, crie a cultura em sua casa!

7. Pegue leve na bebida alcoólica! Vinho talvez seja uma das bebidas alcoólicas mais saudáveis: você ingere álcool, mas também ingere um monte de antioxidante junto (vamos olhar o lado positivo, não é?) e poucos carboidratos (comparado com a cerveja, por exemplo).

Então, se você não abre mão de beber, manter em 1 a 2 taças de vinho seco (até 3 no caso dos homens) é interessante para não sair muito da linha (lembre que já tem a sobremesa, não é?). Intercale o vinho com bastante água!

Curtiu? Compartilhe com seus amigos e familiares nas redes sociais!

Receba em seu e-mail conteúdo exclusivo que vai te ajudar a perder peso sem neuras nem loucuras. Receitas, vídeos e dicas da Nutri Paula Mello.

0 comentários

Últimas Postagens

Fruta aguada combina com CALOR e DIETA LOW CARB

Fruta aguada combina com CALOR e DIETA LOW CARB

Ahhhh, o verão! Aquele sol de rachar lá no céu, para mim, combina com fruta aguada e geladinha! Comer frutas cheias de líquido é uma ótima maneira de hidratar-se, afinal, não é só da água “de beber” que obtemos a nossa hidratação...tudo entra nesse cálculo: chás,...

ler mais
Alimentos CROCANTES. Por que são tão atrativos?

Alimentos CROCANTES. Por que são tão atrativos?

Chips de batata, granola, pipoca, biscoito, castanhas torradas: o que todos esses alimentos têm em comum? CROC CROC! Aquele barulhinho que parece música para os nossos ouvidos enquanto mastigamos. Alimentos crocantes são extremamente atrativos para o nosso paladar e...

ler mais